top of page

Paisagista Ricardo Pessuto fala sobre os benefícios da natureza dentro de casa

A biofilia e seu princípio de conectar as pessoas com a natureza através de vegetação e elementos naturais é uma importante fonte de inspiração para promover a saúde e o conforto emocional. Qual a melhor forma de trazer esses elementos para dentro de casa especialmente em tempos de quarentena? Para responder essa pergunta, o paisagista e agrônomo Ricardo Pessuto, do Pessuto Paisagismo foi um dos convidados para participar da programação especial de lives do Grupo Indusparquet nesse período de quarentena.


Olhar com respeito para a natureza e trazê-la para dentro de casa”, frisou o paisagista ao abrir a live. Grande defensor do uso dos elementos da natureza em projetos de arquitetura, Pessuto acredita que as pessoas estarão mais próximas da natureza após a pandemia. “Se tem um lado bom desse período que estamos vivendo é esse. A pandemia ajudou o homem a se reconectar com a natureza.”


Para Pessuto, a essência do conceito biofílico é optar por ambientes e produtos que, de alguma forma, resgatem a conexão com o natural. Levar plantas para dentro de casa, como um jardim vertical ou vasos de flores com orquídeas, dracenas e samambaias são algumas opções simples trazidas pelo paisagista.


Ricardo ainda fortaleceu a questão da personalidade retratada nos ambientes por meio da decoração e do uso de materiais in natura, como é o caso da madeira. “Madeira traz aconchego e conforto para a alma, harmoniza o ambiente. Ao usar a madeira, é como se a pessoa estivesse imprimindo a sua personalidade naquele ambiente. Estou reformando a casa na minha fazenda e estou usando piso de madeira em tudo até no banheiro”.


Para definir a biofilia na arquitetura, Pessuto citou Burle Marx, um dos maiores nomes do paisagismo brasileiro e uma de suas referências na profissão. “Burle Marx já dizia “o jardim é uma natureza organizada pelo homem e para o homem”. Nós Paisagistas temos a obrigação e o dever de levar a natureza de reencontro ao homem. O mundo precisava disso. A Natureza há muito tempo vinha gritando por isso. De alguma forma, é preciso incluir mais verde, mais água, pedras e madeira nos projetos de arquitetura e design e ajudar as pessoas a se reconectarem”.


Confira alguns projetos onde a harmonização da madeira e a natureza ficou mais que perfeita!!


Cumaru Deck por Pessuto Paisagismo

Assoalho Sucupira Grigio – Arquiteta Márcia Meira

Living da Piscina – Deck Zigrinato Cumaru por Humberto e Analice Zirpoli

Multistrato Demolição Cumaru – Márcia Andrea – Foto Eugenio Mendonça

Deck placa Ipê por Djansen e Carol Grecco – foto João Ribeiro

Mostra Green House 2014

Mostra Green House 2014

Multistrato Sucupira Grigio por Roberto Migotto

Piso Pronto Vintage Cumaru – Erica Salguero

Projeto HB Interiores – Taco Fashion Carvalho – Foto Andre Bastian

Deck placa de Ipê por Cibele Zanforlin – foto João Ribeiro

Lambril Peroba Mica e Deck Cumaru por Paulo Veloso – Revenda IP Recife

Roberto Migotto – Deck Teca Autoclave

Grand Hotel Hyatt – RJ

E você, como está se reconectando com a natureza? Conta aqui para gente.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page