Adeus, cera: saiba como limpar corretamente seu piso de madeira

Se você tem ou já pensou em ter assoalhos de madeira em casa, pode ter se deparado com alguns mitos. Um dos mais populares é de que os pisos de madeira possuem manutenção complicada e difícil. Ou então de que, após a limpeza, é preciso aplicar a cera, uma grande aliada para a conservação do piso. Mas será que tudo isso é verdade?


Hoje nós vamos esclarecer isso! Confira a seguir.


Não. A cera não é sua aliada!

É isso mesmo. Isso porque a superfície envernizada do piso de madeira não é capaz de absorver cera líquida ou pastosa. Assim, o acúmulo desse produto forma uma espécie de filme gorduroso e isso resulta na perda do brilho e aumenta a aderência da sujeira, além do acúmulo de fungos e bactérias.


Mas calma. Ainda dá para resolver.


Nos exemplos a seguir, a cera foi utilizada durante anos na manutenção dos pisos. Como um dos benefícios da madeira é a possibilidade de restauração, mesmo após muito tempo de uso, um serviço de raspagem e aplicação do verniz Skania Best 45, feito pela Indusparquet, recuperou suas características originais, garantindo brilho e elegância.


Nessa restauração, é possível observar a grande diferença entre a madeira com a aplicação de cera e a que conta apenas com os produtos envernizantes. Repare no aspecto escuro e envelhecido da primeira imagem. Já no pós restauração, o brilho e o vigor da madeira voltam a aparecer.


Em outro trabalho de restauração, agora em parquet de madeira, os produtos especiais do Grupo Indusparquet fazem toda a diferença.

Nas imagens acima, é possível observar o Parquet Cabreuva com Marfim antes e após a restauração. Como mencionamos anteriormente, o piso de madeira pode manter suas características originais ao longo do tempo. No entanto, vale lembrar que o uso da cera pode, inclusive, dificultar a raspagem e prejudicar a vida útil do piso de madeira, como foi o caso deste piso.


Mas então, como devo cuidar do assoalho de madeira?

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a manutenção dos pisos de madeira pode ser feita de maneira descomplicada. Confira duas dicas essenciais:


1. Siga as instruções do fornecedor

Um piso de madeira certificado e de qualidade é para a vida toda. Por isso, basta garantir que a remoção de sujeira seja feita com vassoura de cerdas macias e um pano levemente umedecido. Aconselhamos ainda, que a madeira deve ser protegida da água e de fragmentos abrasivos, como areia e pedras. A Indusparquet possui também uma linha específica para limpeza. O Skania Super Limpador pode ser utilizado uma vez na semana. Já nos pisos tipos de Deck, comumente utilizados em áreas externas, como piscina e jardim, a resistência da madeira é ainda maior. Nesses casos, vale utilizar detergentes suaves específicos, como o Skania Soap.

2. Busque pelos produtos adequados para manutenção a longo prazo

Além do clássico Super Limpador para manutenção semanal, a Skania oferece produtos para limpeza e renovação profunda, criando uma camada protetora no piso. Agora que você já sabe como cuidar, confira as múltiplas possibilidades de uso da madeira no seu projeto!


Fonte: Grupo Indusparquet

16 visualizações0 comentário