Madeira na cozinha: é possível?

Não só é possível como vem crescendo cada vez mais a utilização da madeira natural no piso das cozinhas!


Ao longo dos anos houve a desmistificação do uso da madeira natural nesse ambiente que sempre foi dominado pelos revestimentos frios. Essa mudança de mercado começou a ser percebida em países europeus e nos Estados Unidos, onde o inverno costuma ser muito rigoroso e a população convive com o frio de temperaturas negativas ao longo de um grande período de tempo. No Brasil, pelo clima predominantemente tropical, as cozinhas com revestimento de madeira não são tão comuns, mas cresce cada vez mais a utilização do material nesses ambientes.

Isso porque esse tipo de piso proporciona charme e elegância que só a madeira pode fornecer. E quando se trata dos projetos que visam integrar os ambientes, a madeira é especialmente útil, capaz de criar espaços contínuos e cheios de personalidade.


Entretanto, alguns cuidados são necessários, tanto na escolha da espécie de madeira para as cozinhas e também para a manutenção e a conservação da beleza do piso de madeira ao longo dos anos.


Na hora da definição da madeira, é importante considerar o tráfego de pessoas que a área irá receber. Os pisos mais escuros são os mais adequados para locais com maior circulação e utilização (como é o caso das cozinhas), pois quanto mais escura a madeira, mais resistente ela é. Pisos texturizados são pouco indicados já que tendem a absorver mais sujeira e gordura.

Para a manutenção do espaço, a limpeza pode ser feita diariamente, mas o revestimento nunca deve ser encerado. Ainda que não seja possível lavar cozinhas com piso de madeira com água e sabão, é possível manter o ambiente limpo utilizando vassoura de cerdas macias, aspirador de pó, pano bem torcido e produtos específicos como o Super Limpador Skania. O contato com água ou gordura pode ser prejudicial se não forem tomados os devidos cuidados rapidamente.


Outra ideia que funciona bem é entrar com a madeira na cozinha e criar um tapete de cerâmica apenas na área em frente à bancada da pia, na qual os respingos são mais frequentes. Um substituto possível para a cerâmica, nesse caso, é o ladrilho hidráulico impermeabilizado, que rende uma bela parceria com a madeira.

Entre os diversos pisos de madeira se destaca uma vantagem: o fato de combinar com qualquer proposta decorativa. Ao selecionar cores mais escuras é possível fazer um perfeito contraste com móveis claros presentes na cozinha. Além disso, o que se observa é que uma das grandes tendências da decoração para 2022 é a utilização de um único material para a criação de ambientes que são harmônicos e que geram a impressão de continuidade.


Versáteis, aconchegantes e sofisticados, os pisos de madeira do Grupo Indusparquet certamente vão criar diferentes composições nos projetos de cozinhas e darão a você um ambiente acolhedor e cheio de estilo!

13 visualizações0 comentário